Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Orientações sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Início do conteúdo da página

Orientações sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Descrição

 

Aos usuários de LaTeX: 

Existe uma classe chamada "AbnTex2 IME 0.3" que produz dissertações e teses em conformidade com a formatação exigida nestas normas e pode ser encontrada aqui. Página principal do projeto. O conteúdo disponibilizado é de código aberto e distribuição gratuita. Seus desenvolvedores se propõem a manter a classe sempre atualizada com as normas de formatação em vigor.

Normas da ABNT

Os trabalhos devem estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), acessível pela INTRANET do IME e para consulta local na Biblioteca do IME.

ABNT NBR 6023:2018 - Informação e documentação, Referências, Elaboração.
ABNT NBR 6028:2003 - Informação e documentação - Referências – Elaboração.
ABNT NBR 6027:2012 - Informação e documentação - Sumário – Apresentação.
ABNT NBR 10520:2002 - Informação e documentação: citações em documentos, apresentação.
ABNT NBR 14724:2011 - Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos – Apresentação.
ABNT NBR 6024:2012 - Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação.
ABNT NBR 6034:2004 - Informação e documentação - Índice – Apresentação.

Manual para elaboração e normalização de Teses e Dissertações do Instituto Militar de Engenharia – IME

Elaborado pela biblioteca do IME, o Manual para elaboração e normalização de Teses e Dissertações do Instituto Militar de Engenharia – IME indica os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o trabalho acadêmico, bem como regras de elaboração de alguns elementos essenciais desta publicação, como: sumário, resumo, índice e numeração progressiva, de acordo com as normas elaboradas pela ABNT.

Clique aqui para acessar.

 

Modelo de ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos

Tendo em vista que o Gerador automático de ficha catalográfica disponibiliza um documento não editável (pdf), segue documento para download em formato editável para que seja utilizado como modelo da página referente à ficha catalográfica no trabalho acadêmico. O aluno deve atualizar os dados como ano (no texto que precede a ficha) e atualizar os dados da ficha, de acordo com o documento que foi disponibilizado pelo Gerador automático.


Lembramos que a ficha deve ser impressa no verso da folha de rosto. Ela já está na formatação exigida pelo Manual do IME.


* ATENÇÃO: O aluno que tiver interesse em resguardar patentes, direitos autorais e outros direitos, próprios ou alheios, relativos ao seu trabalho, deverá solicitar à Subdivisão de Pós-Graduação (SD/1), que mediante requerimento devidamente justificado e anuência de seu orientador, a manutenção, em acervo reservado, da versão integral de sua Dissertação ou Tese na Biblioteca do IME.

 

Fim do conteúdo da página