Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > O Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante do IME

O Comandante

 Gen Galdino

General de Brigada Engenheiro Militar Juraci Ferreira GALDINO

 

Currículo Resumido

 

Foi promovido ao posto atual em 25 de novembro de 2020. 

Natural de Malta, Paraíba. Filho de José Galdino Fernandes e de Aureni de Freitas Fernandes. Engenheiro Eletrônico, pela Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, em 1991. Declarado 1º Tenente do Quadro de Engenheiro Militares em 27 de novembro de 1992.

Além da graduação de Engenharia Eletrônica, possui os seguintes principais cursos: Curso de Formação de Oficial, 1992, e Mestrado em Engenharia Elétrica, 1997, pelo Instituto Militar de Engenharia; Doutorado em Engenharia Elétrica, 2002, pela Universidade Federal de Campina Grande; Curso de Aperfeiçoamento Militar para Engenheiros Militares, 2003, pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Especialização em História Militar Brasileira, 2009, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Curso de Direção para Engenheiros Militares, 2010, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Curso Superior de Defesa e Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, 2017, pela Escola Superior de Guerra.

Dentre outras, exerceu as funções de Chefe da Seção de Manutenção Antiaérea do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea; professor, pesquisador e coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Comunicações do IME; Subchefe do Centro Tecnológico do Exército; Chefe da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica; e Chefe do Centro de Avaliações do Exército.

Foi o primeiro Oficial do Exército a ser condecorado com Distintivo de Comando Dourado por haver exercido a função de Supervisor de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (Rádio Definido por Software do Ministério da Defesa); possui cerca de cento e trinta publicações científicas; e foi jovem pesquisador do estado do Rio de Janeiro e pesquisador nível PQ-2 do CNPq.

Foi condecorado com a Medalha Militar de Prata, Medalha do Pacificador, Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias e Ordem do Mérito Militar no Grau Comendador.

É casado com a Senhora Etelvana Saraiva Magalhães Galdino e pai de Priscila e Patricia.

Fim do conteúdo da página