Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Engenharia de Transportes
Início do conteúdo da página

O Curso

O Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes – PPGT é um O Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes – PPGT é um programa da Seção de Ensino de Engenharia de Fortificação e Construção, engenharia com equivalência no Ministério da Educação à Engenharia Civil de outras instituições de ensino.


O PPGT tem como objetivo fornecer sólidos conhecimentos e competências no planejamento, projeto, operação e manutenção dos sistemas de transportes e da infraestrutura desses sistemas. Esses conhecimentos capacitam os alunos a enfrentar os desafios de problemas atuais e futuros, preparando-os para funções de liderança na área de transportes e também como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no curso em diversas regiões do Brasil.


O Curso foi criado em 1977 com recursos do Grupo Executivo para Implantação da Política de Transportes (GEIPOT), a partir dos resultados positivos de cursos de especialização em transporte ferroviário e em portos. Assim, pioneiro na área de transportes no Brasil, este curso do IME obteve o seu primeiro credenciamento junto ao Conselho Federal de Educação pelo Parecer 1.212/80 de 06/11/1980.


A partir do início da década de 90, o Exército Brasileiro passou a manter o Curso com verbas orçamentárias de custeio e de projetos específicos, estes patrocinados por outros órgãos da Força Terrestre, como o Estado Maior do Exército, o Departamento de Engenharia e Construção, o Departamento de Ciência e Tecnologia e a Diretoria de Transportes e Mobilização. A partir do final da década de 90 e até hoje, outros recursos também foram utilizados, por meio de convênios e projetos de pesquisa com órgãos tradicionais de fomento ao ensino e à pesquisa, tais como CAPES, CNPq, FINEP, FAPERJ, CNPq e de órgãos com atribuições na área de transportes, como Ministério dos TransportesDNIT e Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro.

Fim do conteúdo da página