Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Laboratóirios Multiusuários
Início do conteúdo da página

Laboratórios Multiusuários do IME

As políticas e administrações dos laboratórios multiusuários do IME são, atualmente, descentralizadas e ocorrem sob supervisão da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação (SD/4). A relação de laboratórios multiusuários do Instituto está disponível na plataforma PNIPE, que pode ser acessada no link abaixo. Os laboratórios foram montados com recursos Orçamentários do IME, MCTI e outros Órgãos de Fomento.

Laboratórios multiusuários do IME

Regras Gerais

  1. Horário de Funcionamento: O laboratório está aberto de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h.
  2. Reserva de Equipamentos: Para garantir a disponibilidade dos equipamentos necessários, os usuários devem fazer reservas com antecedência mínima de 2 semanas.
  3. Limpeza e Organização: Para manter o laboratório organizado e seguro, é importante que cada usuário limpe os equipamentos após o uso, descarte os materiais corretamente, mantenha as áreas de trabalho organizadas e evite acumular objetos desnecessários nas bancadas.
  4. Segurança: Para garantir a segurança de todos os usuários, é fundamental que cada um utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, esteja ciente dos procedimentos de emergência, opere os equipamentos de forma responsável e notifique imediatamente a equipe em caso de incidentes, contribuindo para a manutenção de um ambiente seguro no laboratório.

Controle de Acesso

  1. Cadastro de Usuários: Para utilizar os laboratórios multiusuários é necessário realizar um cadastro prévio. O cadastro pode ser feito pessoalmente, onde será necessário fornecer nome completo, instituição de origem, área de atuação e contato. O cadastro também pode ser realizado por e-mail no ato de solicitação de uso do laboratório.
  2. Controle de Acesso: O acesso aos laboratórios é restrito a usuários cadastrados e autorizados, devendo ser acompanhado por um membro da instituição, no horário previamente agendado.

Agendamento

Para agendar o uso do laboratório interessado, o usuário pode seguir três linhas de ação:

  1. Através dos dados de contato disponibilizados na plataforma PNIPE;
  2. Mediante endereços de e-mails ou formulários constantes das páginas dos laboratórios disponibilizados na página dos Programas de pós-Graduação do IME (https://www.ime.eb.mil.br/programas-de-pos-graduacao.html)
  3. Por e-mail a Pró-reitoria de Pesquisa (SD/4): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As solicitações devem conter as seguintes informações ou as especificadas nos formulários dos PPG.

  • Nome completo
  • Instituição
  • Data e hora desejadas
  • Equipamentos específicos, se aplicável
  • Propósito do uso

Comitê Gestor

O Comitê Gestor é formado pelo Chefe e pelos adjuntos da Subdivisão de Pesquisa, Extensão e Inovação (SD/4). O Comitê tem por finalidade regulamentar a utilização dos equipamentos multiusuário mediante estabelecimento de critérios de uso, assessorar sobre projetos de pesquisa, atualização das normas de utilização, ações para manutenção da disponibilidade da infraestrutura de pesquisa, dentre outras.

Considerações Finais

Para dúvidas e esclarecimentos, favor entrar em contato com a Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação.

Fim do conteúdo da página