Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > O Curso
Início do conteúdo da página

mestradomecanica

Ciência dos Materiais - Mestrado

Conceito 6 da CAPES

Os materiais foram, são e continuarão a ser fundamentais para o desenvolvimento da nossa civilização. Tanto é assim que vários estágios do progresso humano recebem os nomes de "Idade da Pedra", "Idade do Bronze", "Idade do Ferro" e assim por diante. Podemos definir material, de uma maneira geral, como qualquer substância que pode ser usada em aplicações práticas.

 A Ciência dos Materiais está intimamente ligada a vários campos tradicionais da engenharia e da ciência: física, metalurgia, química, eletricidade e mecânica. Na verdade, o engenheiro de materiais necessita de conhecimentos básicos em todas essas áreas. O que distingue a Ciência dos Materiais é o fato de que envolve a investigação de todos os parâmetros que determinam as propriedades de um dado material durante sua vida útil, isto é, nas fases de extração, fabricação, utilização, e, em muitos casos, reciclagem.

 Assim, a Ciência dos Materiais estuda as relações que existem entre a estrutura de um material e suas propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas, químicas e outras. Um conceito básico para o estudo de qualquer material é o conceito de microestrutura, definida como o arranjo básico dos núcleos e elétrons do material e dos defeitos existentes em escala atômica. A microestrutura afeta profundamente as propriedades de um material e consequentemente sua aplicabilidade em situações práticas. O estudo da correlação entre a microestrutura e as propriedades macroscópicas dos materiais constitui o objetivo básico da Ciência dos Materiais.

 

HISTÓRICO

Reconhecendo que o desempenho dos sistemas de engenharia é limitado pela disponibilidade de materiais adequados, o Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais do IME baseia-se na ideia de que os complexos problemas tecnológicos com que o país se defronta podem ser resolvidos através da formação de recursos humanos de alta qualidade e de programas de pesquisa de nível internacional no campo de materiais. O Programa foi criado em 1969, e tem desenvolvido importantes pesquisas na Área da Engenharia e Ciência dos Materiais, as quais originaram um grande número de artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras, além de apresentações em congressos no país e no exterior.

Na última avaliação da CAPES, o programa de Mestrado em Ciência dos Materiais obteve conceito 6.

 

 

LINHAS DE PESQUISA

As Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais procuram atender às necessidades nacionais e, em especial, às necessidades do Exército Brasileiro, principal cliente do Instituto Militar de Engenharia. Essas linhas estão inseridas em duas Áreas de Concentração, Propriedades Físicas dos Materiais e Comportamento Mecânico dos Materiais.

A linha de pesquisa Materiais Eletrônicos tem por objetivo produzir materiais para aplicação em dispositivos eletrônicos e correlacionar as propriedades elétricas, óticas e magnéticas desses materiais com a sua microestrutura. Projetos vêm sendo desenvolvidos nas áreas de filmes finos para células solares, filmes finos para detectores de infravermelho, filmes finos para filtros óticos, cerâmicas varistoras e nanopartículas magnéticas.

A linha de pesquisa Materiais Metálicos tem por objetivo estudar a microestrutura de metais e ligas metálicas e sua relação com as propriedades mecânicas. Projetos vêm sendo desenvolvidos nas áreas de textura cristalográfica e comportamento anisotrópico de materiais metálicos, biomateriais metálicos, materiais de alta resistência mecânica e elevada condutividade elétrica e materiais conjugados de matriz metálica.

A linha de pesquisa Materiais Poliméricos tem por objetivo estudar as propriedades físico-químicas e mecânicas de materiais poliméricos. Os projetos em desenvolvimento incluem novas matrizes poliméricas, aproveitamento de rejeitos industriais, blindagens balísticas, contenção de resíduos tóxicos e radioativos, degradação de polímeros e materiais conjugados de matriz polimérica, materiais poliméricos reforçados por fibras vegetais e biomateriais poliméricos.

A linha de pesquisa Materiais Cerâmicos tem por objetivo a síntese, processamento e caracterização de materiais cerâmicos, bem como o estudo das propriedades mecânicas desses materiais. Projetos envolvendo materiais cerâmicos avançados, biomateriais cerâmicos e materiais conjugados de matriz cerâmica vêm sendo desenvolvidos.

 

NORMAS PARA O PROGRAMA DE MESTRADO

CRITÉRIOS PARA ADMISSÃO

a) Poderão ser admitidos graduados com diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

b) Os candidatos serão avaliados com base na documentação apresentada (Currículo Lattes, cartas de recomendação, histórico escolar, plano de trabalho, etc.). Cada candidato receberá uma nota entre 0,0 e 5,0, de acordo com os pontos obtidos em uma planilha de avaliação. A nota obtida na avaliação será utilizada como critério para admissão e, também, como um dos critérios para concessão de bolsa de estudos.

 

REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE

Além do estabelecido nas Normas Internas dos Cursos de Pós-Graduação (NICPG) que valem para todos os alunos do IME, os alunos de mestrado do Programa de Ciência dos Materiais estarão sujeitos às seguintes normas particulares do Programa:

a) Os alunos deverão cursar pelo menos três das seguintes disciplinas entre as que constam do quadro de disciplinas oferecidas pelo programa (para ver o quadro completo de disciplinas, clique aqui):

- Ciência dos Materiais
- Ensaios dos Materiais
- Técnicas Experimentais em Ciência dos Materiais
- Termodinâmica dos Materiais
- Engenharia Microestrutural
- Cristalografia e Difração de Raios X
- Comportamento Mecânico dos Materiais I

b) Os alunos só poderão se inscrever na disciplina Problemas Especiais (que só poderá ser cursada com o valor de 1 crédito) se tiverem cursado pelo menos três das disciplinas do item anterior, tiverem um coeficiente de rendimento acumulado igual ou maior que 3 e tiverem obtido um número de créditos igual ou superior a 18.

c) Os alunos só poderão requerer a homologação de disciplinas cursadas em outras instituições ou no próprio IME se tiverem um coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 3.

d) Os alunos deverão cursar a disciplina 200300 (Seminário) e obter a menção S (satisfatório) pelo menos três vezes.

 

CONTATOS

Coordenador de Pós-graduação: TC Wagner
Tel: (21) 2546-7283 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página