Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Disciplinas
Início do conteúdo da página

mestradonuclear

Disciplinas

AVALIAÇÃO DE PROJETOS EM TRANSPORTES – 3 créditos

Ementa: Metodologias básicas para avaliação técnica, financeira, econômica e social de projetos de transportes. Tipos de fluxo de caixa. Elaboração de fluxos de caixa. Taxa mínima de atratividade. Indicadores econômicos de avaliação: Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Estrutura de capital e financiamento de projetos. Análise de risco e incerteza: teste de sensibilidade e simulação de risco. Estudo de casos.

CAPACIDADE DOS MODOS DE TRANSPORTE – 3 créditos

Ementa: Conceituação das variáveis associadas ao fluxo e à capacidade operacional dos diversos modos de transporte. Métodos de avaliação da capacidade de vias (rodoviária, ferroviária e aquaviária). Áreas de manobras e pátios.

DECISION THEORY – 3 créditos

Ementa: Normative and descriptive decision theory. The decision matrix. Decisions under ignorance. Decisions under risk. Utility. The mathematics of probability. The philosophy of probability. Why should we accept the preference axioms? Causal vs. evidential decision theory 187. Bayesian vs. non-Bayesian decision theory. Game theory: Basic concepts and zero-sum games. Social choice theory. Overview of descriptive decision theory. Disciplina ministrada em inglês.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – 0 crédito

Ementa: Acompanhamento de Trabalhos em Dissertação

DRENAGEM APLICADA A INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES – 3 créditos

Ementa: Hidrologia básica para estruturas de drenagem (tempo de concentração, tempo de recorrência, chuva de projeto, bacias, coeficiente de deflúvio, cálculo de vazão); hidráulica básica para estruturas de drenagem (canais, condutos forçados, meio poroso); drenagem superficial (sarjetas, bocas coletoras, entradas d'água, descidas d'água, canais e reservatórios); drenagem em dutos enterrados (bueiros, galerias e túneis); drenagem em meio poroso (caixa de infiltração, subsuperficial, de pavimento, subterrânea); controle de erosão; gestão da drenagem urbana: controle de inundações.

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II – 1 crédito

Ementa: Estudo avançado de técnicas pedagógicas modernas com ênfase na evolução da qualidade do ensino, repensando-se a educação na era da tecnologia. A disciplina estágio de docência I é ministrada pela Subdivisão de Apoio ao Ensino de Graduação (SD/2).

ESTATÍSTICA APLICADA AOS TRANSPORTES – 3 créditos

Ementa: Fundamentos conceituais e matemáticos da Estatística Descritiva, do Cálculo das Probabilidades e da Inferência Estatística. Aplicações ao planejamento e operações de transportes.  Aplicação à infraestrutura de transportes.

IMPACTOS AMBIENTAIS DOS TRANSPORTES – 3 créditos

Ementa: Definições básicas, possíveis impactos ocasionados por projetos de transportes. Estudos dos Impactos Ambientais: sua obrigatoriedade no Brasil e a sua composição. Processo de licenciamento ambiental. A experiência brasileira na avaliação de impactos ambientais. Métodos e procedimentos para avaliação quantitativa dos impactos ambientais.

LABORATÓRIO DE TRANSPORTES I – 3 créditos

Ementa: Aplicação e desenvolvimento de técnicas e procedimentos para a solução de problemas de transportes utilizando computadores. Utilização de softwares específicos para transportes. Projeto de experimentos: aprender a planejar, projetar e conduzir experimentos de modo eficiente e eficaz e analisar os dados resultantes para obter conclusões objetivas. Instrumentação, aquisição e processamento de sinais para medições de engenharia. Conceituação e áreas de aplicação dos Sistemas de Informação Geográficas (SIG). Dados espaciais, dados georreferenciados, topologia, tipos de dados: temáticos, imagens. Componentes de um SIG. Entrada de dados nos SIGs. GPS, modelagem digital de terreno, banco de dados espaciais, análises espaciais, erros nos SIGs, implantação de um SIG. Aplicações aos transportes. 

LOGÍSTICA – 3 créditos

Ementa: Introdução e planejamento. Objetivos do serviço ao cliente. Estratégia de transporte. Estratégia de estoque. Armazenamento. Previsão de Demanda. Estratégia de localização. Roterização. Organização e controle. TI em logística. Terceirização Logística. Logística Humanitária. 

MATERIAIS DE PAVIMENTAÇÃO – 3 créditos

Ementa: Introdução, conceitos fundamentais sobre pavimentos, materiais de pavimentação, principais tipos de agregados pétreos - ensaios fundamentais. Formação e peculiaridades dos solos tropicais. Formação e peculiaridades dos solos tropicais, sistemas de classificação de solos (TRB, SUCS e MCT). Metodologia MCT: ensaios de laboratório e estudos de casos (a experiência paulista e aplicações em Minas Gerais). Estabilização granulométrica de solos e solos estabilizados quimicamente: solo cimento, solos cal, areia-cal-cinza volante, solo-betume, solo ácido fosfórico e produtos especiais. Ensaios fundamentais da mecânica dos pavimentos: ensaio triaxial de cargas repetidas para módulo resiliente e deformação permanente em solos; ensaio de resistência à tração, módulo resiliente e fadiga por compressão diametral. Ligantes asfálticos, classificações tradicionais, programa SHRP, CAP, Asfalto polímero, emulsão asfáltica e asfalto diluído de petróleo, asfalto espuma. Bases e sub-bases de britas, britas graduadas simples e corrida, macadame hidráulico e macadame seco - estudos de casos. Misturas asfálticas tipos CBUQ, PMQ, PMF, micro revestimento. Tratamento anti-pó e CBUQ com agregados alternativos (seixo rolado, calcáreo e laterita lavada). Misturas asfálticas tipo SMA, gap-graded e micro revestimento asfáltico. Misturas asfálticas tipo CBUQ, PMQ, PMF, dosagem SHRP. Pavimentos de concreto de cimento Portland, tipos de cimentos, materiais para concreto, concreto rolado, BGTC, CAD, peças pré-moldadas e pavimentos intertravados. Geotêxteis e geossintéticos utilizados em pavimentação. Reciclagem de pavimentos e uso de rejeitos da construção civil na pavimentação. Agregados de argila calcinada: método de fabricação, estabilização granulométrica, misturas asfálticas e estudos de casos.

MATERIAIS E CONCRETO – 3 créditos

Ementa: Estrutura do concreto. Materiais para concretos: aglomerantes hidráulicos, agregados para concreto, aditivos minerais, aditivos químicos, fibras. Propriedades e características do concreto. Parâmetros do concreto utilizado em estruturas para infraestrutura de transportes. Dosagem de concretos convencionais e especiais (alto desempenho, alta resistência, fibrosos, autoadensável). Parâmetros que definem a qualidade do concreto. Ensaios com concretos.

MECÂNICA DOS PAVIMENTOS – 3 créditos

Ementa: O pavimento como sistema em camadas, conceituação, classificação e função. Fatores climáticos. Pavimentação asfáltica. Dimensionamento de pavimentos asfálticos. Métodos: DNER - AASHTO - USACE, tráfego e cargas rodoviárias. Dimensionamento de pavimentos rígidos. Solos tropicais. Classificação MCT. Pavimentos de baixo custo com solos lateríticos. Módulos de resiliência de solos e de misturas asfálticas. Comportamento a fadiga de misturas asfálticas. Aula prática de laboratório: módulo de resiliência e fadiga. Avaliação de pavimentos: funcional e estrutural, terminologia dos defeitos e causas prováveis, conceito de serventia, avaliação de superfície subjetiva e objetiva, irregularidade, noções de deformabilidade e medidas de deflexão. Métodos de reforço de pavimentos: PRO 10, PRO 11 e PRO 159. Considerações do estado de tensões, deformações e de deslocamentos no projeto estrutural de pavimentos. Programas computacionais. Projeto de reforço de pavimentos considerando a reciclagem do revestimento existente. Método PRO - 269/94 - Método da resiliência.

MECANICA DOS SOLOS AVANÇADA – 3 créditos

Ementa: Origem, propriedades físicas, estados e estrutura do solo. Classificação física e identificação dos solos. Formação e peculiaridades dos solos tropicais, classificações tradicionais e metodologia MCT. Metodologia MCT: ensaios de laboratório e estudos de casos (a experiência paulista e aplicações em Minas Gerais). Tensões geostáticas, princípio das tensões efetivas: fenômenos que violam o princípio das tensões efetivas. Adensamento. Compactação e percolação. Caminho de tensões. Resistência ao cisalhamento e ensaios de campo e laboratório. Comportamento típico de solos. 

MÉTODOS DE OTIMIZAÇÃO I – 3 créditos

Ementa: Programação linear: Introdução, método gráfico. Métodos simplex e dual. Análise de sensibilidade. Programação linear inteira. O simplex para transporte, transporte com transbordo. O Problema da designação. Programação não linear. Programação dinâmica.

MÉTODOS DE OTIMIZAÇÃO II – 3 créditos

Ementa: TEORIA DE FILAS - estrutura básica dos modelos, exemplos de sistemas de filas. Modelos de filas baseados nos processos de nascimento e morte. Modelos de filas com distribuições não exponenciais. Modelagem e simulação de sistemas - tipos de simulação, componentes de um modelo de simulação, o processo da simulação. Projetos de simulação - coleta de dados, modelagem, testes de validação do modelo, elaboração de alternativas e cenários, análise de resultados, implementação. Aplicações da Teoria de Filas e da simulação no dimensionamento de sistemas de transportes. Processos determinísticos. Cadeias de Markov. Modelos probabilísticos: Descrição, modelagem de estado estacionário, Medidas de desempenho. Aplicações da Teoria de Filas no dimensionamento de sistemas de transportes. Introdução à programação dinâmica.

MODELOS DE PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES – 3 créditos

Ementa: Planejamento integrado de transporte. Previsão de demanda. Modelos de geração, distribuição, repartição e alocação de viagens. Modelos de uso do solo. Planos diretores de transporte

OBRAS DE TERRA EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES – 3 créditos

Ementa: Condicionantes geológicas e geotécnicas em projetos de obras de terra. Fluxo d´água em obras de terra. Investigações geotécnicas de campo. Empuxo de terra. Estabilidade de taludes. Compactação de aterros. Diques e barragens de terra. Aterros sobre solos moles. Utilização de geossintéticos em obras de terra. Instrumentação de obras de terra. Solos não saturados.

OBRAS HIDRÁULICAS E PORTUÁRIAS – 3 créditos

Ementa: Obras Portuárias: arranjo portuário, canais de acesso, bacias portuárias, abrigos portuários, estruturas acostáveis, instalações de movimentação e armazenamento de cargas, obras de defesa. Obras Hidroviárias: dimensões básicas das hidrovias, obras de melhoramento para a navegação, dragagem, derrocamento, obras de normalização e regularização de corpos d’água, mecanismos de transposição de níveis.

PROBLEMAS ESPECIAIS – 3 créditos

Ementa: Metodologia de pesquisas para desenvolvimento de Dissertações e apresentação de artigos sobre os temas pesquisados. Desenvolvimento de uma monografia, iniciando a pesquisa de desenvolvimento da dissertação , assim como a proposta de Dissertação.

PROBLEMAS ESPECIAIS AVANÇADOS – 1 crédito

Ementa: A disciplina tem por objetivo a realização de submissão e publicação de artigos científicos em revistas indexadas da área de Engenharia de Transportes, nacionais ou internacionais. A avaliação da disciplina será realizada de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa de Engenharia de Transportes.

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE EM TRANSPORTES – 3 créditos

Ementa: Conceitos básicos da qualidade: evolução histórica, objetivos, fundamentos e princípios; novos paradigmas. Sistema Integrado de Gestão: qualidade, meio ambiente, saúde e segurança. Aspectos estratégicos associados à qualidade e produtividade dos serviços de transportes. Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Gestão de processos: metodologia e ferramentas de apoio. Gestão para a excelência do desempenho: critérios, autoavaliação a partir dos critérios de excelência, elaboração de planos de melhoria. Indicadores da qualidade em transportes. Exemplos de sistemas de gestão da qualidade em órgãos, empresas públicas e privadas de transportes. Estrutura do Programa-Prêmio ANTP de Qualidade.

REPARO E REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO – 3 créditos

Ementa: Patologia do concreto: vida útil, durabilidade, causas de deterioração, processos de deterioração. Diagnóstico e avaliação estrutural. Ensaios não destrutivos do concreto. Estudo de viabilidade técnico-econômica. Tipos de reparo e reforço. Projeto e detalhamento de diferentes técnicas de reparo e reforço. Execução e controle de qualidade.

SISTEMA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO – 3 créditos

Ementa: Tecnologias de transporte ferroviário de carga e de passageiros. Via permanente, material rodante e de tração. Sinalização e telecomunicações. Planejamento e operação de sistemas. Pátios e terminais ferroviários. Economia, custos e aspectos intermodais e de gerenciamento.

SISTEMA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO – 3 créditos

Ementa: Sistema de transporte rodoviário brasileiro. Plano Nacional de Viação. Desempenho dos veículos rodoviários. Gerência de pavimentos, Estimativa de custos operacionais VOC, HDM III, principais aspectos do HDM IV, modelos simplificados, aspectos pedólogicos de interesse rodoviário. Uso de solos tropicais em pavimentação rodoviária. Condicionamentos geotécnicos em obras rodoviárias.

SISTEMA DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIO – 3 créditos

Ementa: Visão sistêmica do transporte aquaviário: vias e rotas, veículos automotores e rebocados; terminais de carga e passageiros; sistemas de controle. Características técnico-operacionais deste transporte, seus custos e tarifas. Planejamento do transporte aquaviário

TEORIA DA ELASTICIDADE APLICADA À INFRAESTRUTURA – 3 créditos

Ementa: Tensões, tensores cartesianos, deformações, equações gerais da elasticidade, problemas planos em coordenadas cartesianas, problemas planos em coordenadas polares.

Fim do conteúdo da página