Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Vídeos em destaque

Mensagem do Comandante Militar do Leste aos Profissionais de Saúde.

Mensagem do Comandante do Exército

Últimas notícias

Exposição "A Gloriosa Força Expedicionária Brasileira"

Rio de Janeiro (RJ) – O Arquivo Histórico do Exército, em comemoração à Semana da Vitória, promoveu, no saguão de entrada do Paláccio Duque de Caxias entre os dias 3 e 7 de maio de 2021, a Exposição "A Gloriosa Força Expedicionária Brasileira". Foram colocados à mostra na Exposição: fotos, mapas, manuais e relatórios originais da FEB.

Arquivo Histórico do Exército completa 213 anos

Rio de Janeiro (RJ) –  No dia 7 de abril, o Arquivo Histórico do Exército (AHEx) completa 213 anos, marco que remonta à chegada da Corte Portuguesa ao Brasil em 1808. Fundado como Real Archivo Militar, por intermédio de um Decreto Real, e criado pelo Príncipe Regente Dom João, no Ministério do Estado, dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, tinha, inicialmente, a função de reunir, produzir e conservar, em bom estado, todos os mapas topográficos e cartas marítimas do Brasil e dos domínios ultramarinos portugueses que fossem de interesse e uso dos ministérios e do Regente lusitano.

Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Visita o Arquivo Histórico do Exército (AHEx)

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 15 de março, o Sr Gen Bda Carlos Augusto Ramires Teixeira, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, visitou o Arquivo Histórico do Exército com a finalidade de conhecer o Fundo da Campanha de Canudos, acervo este nominado pela UNESCO como "Memória do Mundo", em 2013.    

 

 

 

 

 

 

Atenção!

 

 

Suspensão do atendimento presencial no Arquivo Histórico do Exército:

 

 COM O AUMENTO DOS CASOS DE COVID-19, O ARQUIVO HISTÓRICO DO EXÉRCITO INFORMA QUE ESTÃO SUSPENSOS OS ATENDIMENTOS PRESENCIAIS, A PARTIR DE 21 DE DEZEMBRO DE 2020.   OS ATENDIMENTOS PARA PESQUISA ACADÊMICA OU HISTÓRICA DEVERÃO SER SOLICITADOS PELO E-MAIL: dda.pesquisa@ahex.eb.mil.br .

 

 O REQUERIMENTO PARA DOCUMENTOS PROBATÓRIOS (CERTIDÃO DE TEMPO DE SERVIÇO MILITAR, CÓPIA DE ALTERAÇÕES, ETC) DEVERÁ SER BAIXADO, PREENCHIDO, ASSINADO, ESCANEADO E REMETIDO COM AS CÓPIAS DOS DOCUMENTOS (IDENTIDADE, CERTIFICADO DE RESERVISTA E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA) DO INTERESSADO AO E-MAIL: dda.pesquisa@ahex.eb.mil.br.

INFORMAMOS QUE, NA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA, SERÁ OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO VÁLIDO.Requerimento_para_certidao

LINK DO REQUERIMENTO PARA CERTIDÃO: CLIQUE AQUI

 

 

HORÁRIO DE ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO PROBATÓRIA:

A ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO PROBATÓRIA SERÁ REALIZADA DE SEGUNDA À QUINTA-FEIRA DE 09:30 ÀS 11:00 HORAS E DE 13:00 ÀS 15:30 HORAS. NA SEXTA-FEIRA DE 08:30 ÀS 11:30 HORAS.

INFORMAMOS QUE, NA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA, SERÁ OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO VÁLIDO E O USO DE MÁSCARA E ÁLCOOL EM GEL.

 

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCUMENTAL 2019 DISPONÍVEL NOS LINKS ABAIXO:

- EDITAL DE CIÊNCIA DE ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS;

- LED / EB 2019

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCUMENTAL (PAD - 2020)

AVISO IMPORTANTE: INFORMO AS ORGANIZAÇÕES MILITARES DO EXÉRCITO QUE AGUARDEM A DIVULGAÇÃO DE NOVAS ORIENTAÇÕES PARA INICIAREM O PAD 2020.

MAIORES INFORMAÇÕES NO LINK: CLIQUE AQUI

 

 

 

Fim do conteúdo da página