ENTRADA NOVOS ALUNOS 2025
Rio de Janeiro (RJ) - No dia 7 de fevereiro, o Instituto Militar de Engenharia (IME) deu as boas-vindas a 112 novos alunos, sendo 8 mulheres e 104 homens, em uma cerimônia carregada de simbolismo. A entrada pelos portões do Instituto marca o início da formação acadêmico-militar de jovens oriundos de diversas regiões do Brasil.
Um dos momentos de destaque da solenidade foi a simbólica troca do Estandarte do IME. O Aluno Pedro Romero Rodrigues, do 4° Ano do Curso de Engenharia da Computação, recebeu o estandarte em razão de seu comprometimento e da excelência demonstrada ao longo dos primeiros anos de formação acadêmica e militar.
Um dos momentos mais aguardados do evento foi a entrega de platinas aos alunos do 1º ano por seus padrinhos e madrinhas. Esse ato representa a entrada dos novos alunos no Instituto.
Em suas palavras aos recém-chegados, o General de Divisão Juraci Ferreira Galdino, Comandante do IME, destacou a oportunidade ímpar de estudarem em uma das mais renomadas e antigas escolas de engenharia do Brasil e uma das mais importantes instituições de formação militar do Exército Brasileiro. Também ressaltou a importância de priorizarem o bem coletivo em vez de aspirações pessoais; e o dever de honrarem e protegerem a Pátria.
Em mais um ato significativo, o Aluno Eli Jacobovicz, o mais jovem entre os ingressantes - conhecido como claviculário - protagonizou o momento de abertura do Portão das Armas do IME. Em seguida, os integrantes da turma cruzaram o Portão, representando o primeiro passo como militares do Exército Brasileiro.
Encerrando a solenidade, a tropa desfilou em continência ao General de Divisão Armando Morado Ferreira, Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia, militar da ativa mais antigo presente. O evento também contou com a presença de autoridades como o General de Exército Veterano Licínio Nunes de Miranda Filho, antigo Chefe do Departamento de Engenharia e Construção; o General de Divisão Veterano Hildo Vieira Prado Filho, antigo Comandante do IME; e o General de Brigada João Paulo Zago, Chefe do Centro de Avaliações do Exército.
Créditos da Foto: Sd Victor Antunes e Sd Silva Santos
Redes Sociais