IME busca maior alinhamento com a agenda estratégica
Rio de Janeiro (RJ) – O Instituto Militar de Engenharia (IME) possui um compromisso inalienável em atender às crescentes demandas do Exército, nos campos da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). Para tanto, tem envidado todos os esforços para aperfeiçoar o alinhamento de suas pesquisas científicas com a agenda estratégica da Força Terrestre.
No dia 6 de novembro, ocorreu um evento que passará para a história do Instituto: houve uma reunião nas instalações do IME, presidida pelo General de Exército Achilles Furlan Neto, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), que contou com a presença de Oficiais Generais das Subchefias do Estado-Maior do Exército (EME), dos Oficiais Generais do segmento de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT (EPDI-DCT) e do General de Exército Veterano Laerte de Souza Santos, antigo integrante do Alto Comando do Exército, para tratar sobre esse importante assunto.
Após a abertura do evento, realizada pelo General Furlan, o General de Divisão Juraci Ferreira Galdino, Comandante do IME e anfitrião do evento, apresentou os Programas de Pós-Graduação e o correspondente estudo do alinhamento estratégico das linhas de pesquisa do Instituto com as áreas de interesse e as necessidades do Exército Brasileiro (EB).
Em seguida, as autoridades visitaram o Laboratório de Inteligência Artificial (LIARC) e o Laboratório de Segurança Cibernética de Sistemas Ciberfísicos (LASC) e constataram a importância dos investimentos em pesquisas para garantir à Força Terrestre o acesso ao estado da arte das tecnologias de ponta.
Na parte da tarde, o 7º SCh, o 2º SCh, o 4º SCh e o Subchefe do EPEx, representando o Chefe do EPEx, realizaram suas apresentações, enfatizando a importância do estreitamento dos laços entre a área operacional e o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), particularmente com o IME no tocante aos processos de obtenção de autonomia em tecnologias críticas e sensíveis dos projetos estratégicos e das demandas do Força 40. O General Furlan encerrou essa profícua jornada, acentuando que o DCT está integralmente sincronizado com as demandas da Força Terrestre, visando fornecer à instituição os melhores recursos e conhecimentos para o fiel cumprimento das inúmeras missões do EB.
Na visão do Comandante do IME e diante do pleno êxito dessa jornada, ficou evidente que, sendo essa uma iniciativa inusitada e auspiciosa, ampliou-se o imenso potencial de possibilidades no sentido de promover, ainda mais, o desenvolvimento científico e tecnológico do Exército Brasileiro, com a efetiva participação do Instituto.
Créditos da Foto: Sd Victor Antunes
Redes Sociais