Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > O Curso
Início do conteúdo da página

mestradomecanica

O Curso

Engenharia de Defesa é a área da engenharia que trata de todos os ramos relacionados à indústria de defesa e aos sistemas de defesa.  É um empreendimento multi e interdisciplinar que se desenvolve em um ambiente transdisciplinar, integra conhecimentos originários de engenharias, física, química, biologia e ciência dos materiais e se configura como uma área complexa que engloba aspectos de análise e síntese relativos ao desenvolvimento, projeto, otimização, integração, certificação, avaliação, operação e logística de sistemas aplicados à defesa. Assim, a Engenharia de Defesa integra conhecimentos de vários ramos da Engenharia e das Ciências, com foco na pesquisa básica e aplicada voltadas para o desenvolvimento de sistemas de defesa.

Os sistemas de defesa são, em seus variados aspectos, os objetos da Engenharia de Defesa e compreendem todos os aparatos tecnológicos capazes de defender uma região ou a soberania de um país frente a uma ameaça externa. Na Engenharia de Defesa são estudados os sistemas de defesa segundo três prismas básicos: o terreno, o fluxo de informações e os sistemas de armas. Um sistema de armas é um instrumento de combate capaz de desempenhar uma missão militar operando como uma entidade singular, englobando o pessoal e todos os elementos necessários, como equipamentos, técnicas operativas, instalações e serviços de apoio.

Com o início das atividades docentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Defesa (PGED) a partir de fevereiro de 2007, o Instituto Militar de Engenharia (IME) busca orientar efetivamente seus cursos e pesquisas para a área de Defesa e para as necessidades do Exército Brasileiro (EB). Este objetivo encontra-se em consonância com as diretrizes do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do EB e com a Política de Defesa Nacional, lançada em junho de 2005 pelo Ministério da Defesa, no que se refere à capacitação científica e tecnológica das Forças Armadas e da Sociedade Civil.


O PGED visa atender a demanda nacional por pessoal altamente qualificado e especializado, investindo numa formação assentada em pesquisa básica de qualidade e com inserção internacional. Os cursos do PGED têm por principal finalidade a habilitação de profissionais com nível superior ao desempenho de atividades de pesquisa e docência, capacitando alunos militares e civis a ampliar e aprofundar seus conhecimentos nas diversas áreas da ENGENHARIA e das CIÊNCIAS voltadas para problemas CIENTÍFICOS-TECNOLÓGICOS de interesse da DEFESA NACIONAL.

O programa busca formar seus alunos por meio de estímulos aos atributos de criatividade, competência técnica e de liderança intelectual. Ressalte-se que uma sólida formação em pesquisa básica, gerando conhecimentos e divulgação nos principais congressos e revistas científicas internacionais, permitirá também que o egresso trabalhe com pesquisas aplicadas em centros de pesquisa e nas indústrias e ainda possa fazer parte dos quadros de pessoal dos vários órgãos do Ministério da Defesa.


O programa tem um caráter INTERDISCIPLINAR, sendo os cursos oferecidos em nível de MESTRADO ACADÊMICO e de DOUTORADO. Os alunos são direcionados para realizar teses e dissertações interdisciplinares, e as disciplinas a serem cursadas refletem esta necessidade de ampla formação.

O PGED foi reconhecido com conceito 4 em nível de Mestrado e de Doutorado pela CAPES em dezembro/2008 e manteve conceito 4 nas últimas avaliações da CAPES de 2010-2012 e 2013-2016.

 

Contatos

Coordenador: TC Antonio Eduardo CARRILHO da Cunha

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contato: (21) 2546-7185 / 2546-7186

Vice-Coordenador: prof. Paulo Cesar Pellanda

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contatos: (21) 2546-7185 / 2546-7186

Fim do conteúdo da página