Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Sistemas e Computação
Início do conteúdo da página

O Curso

Descrição Geral

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPGSC) do IME tem como objetivo preparar profissionais qualificados, com base científica e tecnológica, capazes de conduzir projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em Engenharia de Computação, bem como contribuir para a melhoria e aperfeiçoamento do ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Engenharia de Computação para atender às demandas da sociedade e também à expansão do ensino superior em Engenharia da Computação no Brasil. O PPGSC do IME possui ainda o objetivo de fazer a ligação entre as demandas de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Exército Brasileiro em sintonia com as demandas da sociedade.

Os objetivos específicos do PPGSC do IME são:

  • Promover a investigação científica e tecnológica na área de Engenharia de Computação;
  • Formar recursos humanos altamente qualificados para atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O PPGSC do IME busca cumprir estes objetivos e, por consequência alcançar a excelência, pautado em quatro pontos fundamentais:

  • Qualificação constante do corpo docente;
  • Formação de recursos humanos altamente qualificados;
  • Desenvolvimento de produção intelectual relevante;
  • Desenvolvimento de projetos de pesquisa com apoio de parceiros de diversos segmentos, como por exemplo Forças Armadas, outros Setores do Governo, Setores Produtivos, colaborações com outras Instituições de Ensino e Pesquisa nacionais e internacionais.

Neste contexto, a missão do PPGSC do IME é ser reconhecido como um centro de excelência para a:

  • Formação de pesquisadores na área de Engenharia de Computação;
  • Pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Engenharia de Computação.

A meta mais imediata to PPGSC do IME é, nas próximas avaliações da CAPES, atingir um nível de excelência compatível com os Programas de Pós-graduação com conceito 4. O objetivo final é a proposta de um curso de Doutorado. Este trabalho conta com o empenho institucional do IME que está comprometido com o fortalecimento de todos os seus Programas de Pós-graduação.

 

Aspectos Históricos

No IME, o ensino e a pesquisa em computação, em nível de pós-graduação, começaram com a criação do Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas em 1972, com enfoque em Pesquisa Operacional e Matemática Aplicada. Um ano mais tarde, em 1973, impulsionado pela evolução tecnológica e de mercado, o curso foi levado a criar uma nova frente, dessa vez voltada especificamente para a área de Informática.

Este Programa foi a semente do atual Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPGSC) da Seção de Engenharia de Computação (SE/8) do IME, que iniciou seus trabalhos em 1986. O PPGSC do IME está aberto a candidatos civis e militares (tanto das Forças Armadas do Brasil, quanto de Nações Amigas).A partir de 2004, o PPGSC do IME investiu na absorção de pesquisadores recém-doutores e também de pós-doutores que, junto com o corpo docente mais experiente do PPGSC do IME, ampliaram sua produção qualificada. O PPGSC do IME viu ainda crescer o seu número de bolsistas de produtividade do CNPq, que passou de 0 (zero) em 2004 para 4 (quatro) bolsistas na data corrente (1/3 do número de docentes ativos).

O corpo docente fortalecido e diversificado também atraiu novos financiamentos para projetos de pesquisa científica, além de novas oportunidades de desenvolvimento de atividades de P&D junto a empresas locais e nacionais. Várias parcerias foram estabelecidas com empresas locais, fundos setoriais e agências e fundações de apoio à pesquisa.

 

Alunos Formados e Matriculados

O PPGSC do IME já formou, até Dezembro de 2017, 718 mestres, dos quais 14 se formaram em 2017, e conta com 42 alunos regularmente matriculados.

 

Fim do conteúdo da página