Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Engenharia Cartográfica
Início do conteúdo da página

O Curso

O programa de pós-graduação em engenharia cartográfica tem como área de concentração a Tecnologia de Informação Geográfica. Suas duas linhas de pesquisa são: Imageamento Digital e Modelagem e Representação Terrestres. As pesquisas desenvolvidas na Seção de Engenharia Cartográfica dizem respeito a Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. O objetivo principal é a pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação de metodologias de geociências voltadas para o mapeamento e o conhecimento da superfície, dos recursos naturais, das áreas urbanas e das informações necessárias para o planejamento, a representação e a defesa do País.

A linha de pesquisa de Imageamento Digital tem por objetivos específicos o processamento, a análise de imagens digitais e a compreensão de cenas, com base nos dados provenientes de sensores ativos e passivos, em todos os seus níveis de aquisição. Destaca-se, nesta linha, a correção de distorções radiométricas e geométricas em imagens digitais por meio de técnicas de fotogrametria, o emprego de sensores hiperespectrais e de imagens multitemporais multisensores para a melhor compreensão da dinâmica de uso e cobertura da terra. O desenvolvimento de técnicas e conhecimentos baseados em abordagens avançadas para a detecção de alvos e reconhecimento de feições cartográficas é feito com o uso de abordagens como a neurocomputação e de análises de imagens baseadas em objetos georreferenciados (OBIA). O uso do imageamento orbital permite a obtenção contínua de informações de toda a superfície do País com intervalos regulares de poucos dias ou até de horas, tornando importante o domínio dos métodos de obtenção de informações georreferenciadas a partir de um imenso volume de dados espaciais amplamente disponíveis atualmente, devido à crescente tecnologia de satélites e das plataformas baseadas em drone (VARP ou VANT).

A linha de pesquisa de Modelagem e Representação Terrestres tem por objetivos específicos o desenvolvimento de diversos métodos e técnicas de coleta, tratamento e processamento de dados geodésicos provenientes de modernos sistemas de navegação, associados aos contextos de sistemas e de redes geodésicas, referente às suas componentes planimétricas e altimétricas. Nas áreas de Cartografia, destaca-se o uso de Sistemas de Informações Geográficas e a execução de análises espaciais com o emprego de técnicas cartográficas, matemáticas e estatísticas, bem como a realização de pesquisas em cartografia colaborativa, tátil e histórica, generalização cartográfica, visualização cartográfica em ambiente tridimensional e geração de protótipos com fins militares.

CONTATOS

 

Chefia da Seção de Ensino de Engenharia Cartográfica

 

Chefe: Cel Carlos Frederico de Sá VOLOTÃO

Telefone: (21) 2546-7060 / Fax: (21) 2546-7069 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenação de Pós-Graduação da Seção de Ensino de Engenharia Cartográfica

 

Coordenador de Pós-Graduação: Ten Cel Marcos de Meneses Rocha

Telefone: (21) 2546-7065 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Auxiliar: S Ten Marcelo Batista de Aguiar
Telefone: (21) 2546-7062 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria


Auxiliar: 2º Ten Marco Aurélio da Silva Amorim
Telefone: (21) 2546-7062 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Mestrado Engenharia Cartográfica

Fim do conteúdo da página