Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

doutoradoquimica

Linhas de Pesquisa

Catálise

A linha de pesquisa em Catálise tem como objetivo básico a preparação e a caracterização de novos materiais para aplicação como catalisadores em diversos processos químicos. Os principais tipos de catalisadores estudados são catalisadores ácido-base, catalisadores metálicos ou óxidos suportados, e catalisadores mássicos.


Espectrometria/Espectroscopia

A linha de pesquisa em Espectrometria/Espectroscopia está orientada para o desenvolvimento de metodologias experimentais e aplicações da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) em problemas químicos e de química medicinal, bem como da Espectrometria de Massas (EM) na modelagem de fragmentações e aplicações em moléculas orgânicas de origem sintética e ambiental. A principal aplicação da RMN é na determinação dos mecanismos de atividade biológica de fármacos através do estudo de interações com biomoléculas (proteínas, DNA, membranas, etc.) e no uso destas informações no projeto e avaliação de novos compostos bioativos. As principais aplicações dos estudos por EM são em óleos essenciais, toxinas, acompanhamento de modificações químicas em alimentos irradiados e polímeros.


Modelagem Molecular

A linha de pesquisa em Modelagem Molecular inclui a utilização de diversos programas como GROMACS, Gaussian, Autodock, Molegro, Spartan, Gamess, Pymol, VMD, e PyMol no estudo de estruturas detalhadas de macromoléculas e no planejamento de fármacos. Adicionalmente a Química Teórica e Computacional envolve o desenvolvimento de novos programas além da utilização de programas de domínio público e comercial. Neste aspecto podem ser destacadas as pesquisas envolvendo: materiais energéticos, em particular a correlação de propriedades moleculares com propriedades macroscópicas de explosivos e propelentes, aglomerados de óxido de magnésio (MgO) para desativação de orgonofosforados, investigação dos efeitos de microondas em processos catalíticos, investigação dos estados excitados de moléculas e espectroscopia de elétrons e fótons.


Tecnologia Química

A linha de pesquisa em Tecnologia Química compreende atividades de pesquisa visando o desenvolvimento de processos químicos e pesquisas com potencial aplicação tecnológica. Atualmente, os processos químicos são estudados teoricamente por modelagem e simulação utilizando técnicas de fluidodinâmica computacional (CFD) na avaliação de equipamentos, como a pilha térmica, e de fenômenos, como a dispersão gasosa. Nesta linha de pesquisa também são desenvolvidos trabalhos relacionados com a nanotecnologia, a síntese e caracterização de pólvoras e propelentes e no estudo de suas propriedades físico-químicas.


Síntese Orgânica

A linha de pesquisa em Síntese Orgânica tem como foco o desenvolvimento e otimização de métodos de síntese associados à preparação de diferentes compostos heterociclos com potencial bioatividade, assim como a síntese de resinas reticuladas com aplicação em química ambiental ou defesa química. Adicionalmente podem ser destacados a preparação de compostos de coordenação, agentes complexantes e potenciais fármacos. Dentre os compostos bioativos mais pesquisados podem ser evidenciados: antiparasitários (contra doença de Chagas, malária e leishmaniose), fungicidas, antibióticos, pesticidas, antineoplásicos e antídotos contra intoxicação por organofosforados neurotóxicos.

Fim do conteúdo da página