Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

mestradonuclear

Linhas de Pesquisa

Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes


A linha de pesquisa Planejamento de Sistemas de Transporte compreende o estudo e desenvolvimento de modelos e técnicas de planejamento dos transportes relacionados com a previsão da demanda, com o uso e a ocupação do solo, e com a integração dos diferentes modos de transporte e os aspectos econômicos envolvidos. Abrange ainda, a análise dos impactos ambientais provocados pela instalação e operação de projetos de transportes, legislação pertinente, métodos para avaliação e medidas mitigadoras das componentes do passivo ambiental criado. 

A linha de pesquisa Operação de Sistemas de Transporte abrange o desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de modelagem analítica, de heurísticas e de simulação computacional para avaliação de sistemas integrados de transporte e para o planejamento dos mesmos. Abrange ainda, a análise dos impactos ambientais provocados pela operação de projetos de transportes, legislação pertinente, métodos para avaliação e medidas mitigadoras das componentes do passivo ambiental criado.

Infraestrutura dos Sistemas de Transportes


A linha de pesquisa Infraestrutura dos Sistemas de Transportes objetiva estudar e desenvolver materiais e técnicas a serem empregadas no projeto, construção, manutenção e gerenciamento de estradas, ferrovias, hidrovias, dutovias, portos e aeroportos. Abrange os estudos e projetos de estruturas, hidráulica fluvial, obras hidroviárias, obras rodoviárias, obras ferroviárias, obras portuárias e estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.


Materiais e Estruturas para Transportes


Esta linha de pesquisa estuda o comportamento de materiais e estruturas utilizados na Infraestrutura de Transportes. O objetivo desta linha é o desenvolvimento de procedimentos para o projeto e dimensionamento de obras de arte correntes e especiais, tais como pontes, viadutos e passarelas, estruturas de apoio ao transporte e obras de pavimentação.

Fim do conteúdo da página