Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Laboratórios
Início do conteúdo da página

Laboratórios

Laboratório de caracterização de catalisadores

Principais equipamentos: Medidor de área superficial específica (ASAP 2000 - Micromeritics), análise termogravimétrica (TGA 50 - Shimadzu), análise termodiferencial (DTA 050 - Shimadzu) e de espalhamento diferencial de calor (DSC 050 - Shimadzu) – Esse laboratório é destinado à caracterização de catalisadores empregando análises térmicas e de quimiossorção.


Laboratório de cromatografia gasosa e espectrometria de massas

Principais equipamentos: Dois cromatógrafos a gás (HP 5890 Series II e AUTOSYSTEM Perkin-Elmer com amostrador automático), um HPLC com detectores de arranjo de diodos (DAD) e índice de refração (IR), e um cromatógrafo a gás acoplado a um espectrômetro de massas QP 2010 Plus, Schimadzu além de dois espectrofotômetros de infravermelho com NIR e um de ultravioleta novos marca Shimadzu. Este laboratório destina-se a efetuar análises de substâncias orgânicas objetivando a separação, quantificação e identificação dos diversos componentes de uma amostra.


Laboratório de cromatografia líquida

Principais equipamentos: Um sistema cromatográfico de escala analítica, constituído de bomba Varian 9012, detector ultra-violeta Varian 9050 e workstation com software de aquisição e tratamento de dados Star 4.0; Um sistema cromatográfico em escala preparativa, equipamento de cromatografia líquida da marca Varian, constituído de uma bomba ternária, detector de diode array (DAD) e um de fluorescência. Este laboratório tem por finalidade apoiar as pesquisas em nível de graduação e PG, através da realização de separações e análises por HPLC. Realiza também pesquisas e desenvolvimento de métodos analíticos aplicados a explosivos e propelentes.


Laboratório de engenharia química

Principais equipamentos: Aparato para teste Batelada de sedimentação, distribuição de tempo de residência em leito fixo, teste de jarros (jar test) e destilação contínua em torre com recheio – Trata-se de um laboratório para práticas de disciplinas da graduação, mas também é utilizado para pesquisas no "scale up" de reações e desenvolvimento de processos em projetos de PG.


Laboratório de espectroscopia no infravermelho (IR) e ultravioleta (UV)

Principais equipamentos: Um espectrômetro de infravermelho médio e próximo (FTIR - NIR), e um de ultravioleta – Este laboratório tem por finalidade apoiar os cursos de graduação PG, através da análise de materiais orgânicos e inorgânicos por espectroscopia de Infravermelho e ultravioleta.


Laboratório de materiais energéticos

Principais equipamentos: Blocos termostáticos para realização de testes de estabilidade química de pólvoras e temperatura de deflagração, calorímetro para a determinação de potencial energético, carneiro de choque para a determinação de sensibilidade a impacto em substâncias explosivas. Este laboratório tem por finalidade apoiar aulas práticas da graduação e a linha de pesquisa em materiais energéticos do programa de PG.


Laboratório de modelagem molecular aplicada à defesa química e biológica (LMDQB) 

Principais equipamentos: Atualmente dispõem de um cluster de computadores com 4 nós, três computadores i7 com placas CUDA e quatro com processador quadcore nos quais estão instalados os softwares GROMACS, Autodock 4.0, GAMESS e MKTOP, além de diversos programas de construção e visualização de moléculas. As pesquisas neste laboratório envolvem o emprego dos softwares acima mencionados no planejamento de potenciais antídotos contra os agentes de guerra química e fármacos contra potenciais agentes de guerra biológica como Bacilus anthracis, Coxiella burnetti, Variola virus e Yersinia pestis.


Laboratório de preparação de catalisadores e craqueamento catalítico

Principais equipamentos: Dois reatores para produção de biodiesel, capelas, vidraria, muflas e fornos – Neste laboratório são sintetizados catalisadores por diferentes métodos, e submetidos aos tratamentos térmicos adequados para a obtenção de biocombustíveis a partir de óleos vegetais pelo processo de transesterificação e de craqueamento catalítico.


Laboratório de processos biotecnológicos 

Principais equipamentos: Capela de fluxo laminar, autoclave, espectrofotômetro, geladeira, estufa, mufla e vidraria para a realização de experimentos de biotecnologia no uso de técnicas como clonagem e expressão de proteínas, processos fermentativos e cultivo de microrganismos (bactérias e fungos). Tem por finalidade a realização de aulas práticas sobre o tema na graduação e o desenvolvimento de pesquisas envolvendo biotecnologia no âmbito da PG.


Laboratório de processos catalíticos 

Principais equipamentos: Reatores para altas pressões e temperaturas apropriados para estudos de reações em condições supercríticas. Este laboratório estuda a aplicação de catalisadores comerciais e/ou sintetizados na SE/5, em processos de interesse industrial. São estudadas principalmente aplicações de catalisadores heterogêneos nas indústrias do petróleo e petroquímica.


Laboratório de processos orgânicos

Principais equipamentos: Capela, evaporador rotatório, placas de aquecimento-agitação, mantas, bomba de vácuo, sistema de vácuo com trompa d’água, estufa, banho termostático, balança analítica, destilador de água, aparelho para determinação de ponto de fusão. – Este laboratório é dedicado ao desenvolvimento de metodologias de aumento de escala de extração, concentração e isolamento de ativos da biodiversidade nacional utilizando técnicas de química industrial e engenharia química, com foco no uso industrial de subprodutos da agroindústria, em biorefinarias que estejam voltadas para alimentos, fármacos, suplementos alimentares, na indústria de defesa, entre outras.


Laboratório de química computacional

Principais equipamentos: Este laboratório dispõe de um cluster computacional com doze máquinas Pentium IV de 3.2 GHz com 1 Gb de memória RAM cada, um servidor do cluster AMD 2.5 com dois HDs trabalhando em paralelo (RAID) para back-ups, três microcomputadores AMD 2.4 com 1 Gb de memória RAM, uma máquina dual-core (dois processadores com duplo núcleo) e 4 Gb de memória RAM. São utilizados programas desenvolvidos no próprio grupo e os softwares GAUSSIAN, GAMESS/US e COLUMBUS. O foco atual das pesquisas se concentra em investigar as propriedades moleculares do efeito da absorção de microondas em reações de hidrodessulforização (HDS), desativadores/detectores de organofosforados e materiais energéticos.


Laboratório de química geral

Principais equipamentos: Aparatos necessários para a realização de aulas práticas de disciplinas de graduação: Química geral I e II, Química Inorgânica I e II, Química Analítica I e II, Físico-química I e II, Eletroquímica e Química Orgânica I e II. Os alunos de PG desenvolvem seus estágios de docência nesse laboratório.


Laboratório de ressonância magnética nuclear (RMN)

Principais equipamentos: Espectrômetro de RMN Varian Unity de 600 Mhz, Multinuclear e demais aparatos assessórios. – Esse laboratório tem por finalidade realizar análises e experimentos por RMN necessários ao desenvolvimento das teses e dissertações do programa.


Laboratório de síntese e avaliação de catalisadores

Principais equipamentos: Dois cromatógrafos a gás (HP 5890 series II e Finnigan 2100), um quadrupolo de massas (MKS-PPT40) e três unidades de avaliação catalíticas construídas no próprio Instituto. Este laboratório tem por objetivo principal a síntese, caracterização e avaliação de catalisadores.


Laboratório de síntese orgânica

Principais equipamentos: Cinco capelas, banho de refrigeração, máquina de gelo, linha de alto vácuo, rota evaporador, trompa d'água, geladeira, vidraria em geral, duas estufas de secagem, balanças técnica e analítica, equipamento de ponto de fusão e luz ultravioleta. Esse laboratório tem por finalidade o desenvolvimento de compostos heterocíclicos bioativos e a síntese de polímeros para fins ambientais e defesa química.

Fim do conteúdo da página