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Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

ASPECTOS FORMAIS DA COMPUTAÇÃO - 3 créditos

Preliminares Matemáticas: relações, funções, ordens parciais, indução, definições indutivas. Teoria das funções recursivas, Tese de Church, insolubilidade, famílias abstratas de algoritmos. Linguagens formais: sistemas de Post, gramáticas, autômatos finitos. Cálculo proposicional e lógica de primeira ordem: provas por consequência semântica e provas por dedução natural. Completude e corretude.

 

PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS - 3 créditos

Revisão de estruturas de dados: Listas lineares. Árvores binárias de busca. Árvores balanceadas. Árvores-B. Listas de prioridades. Análise de algoritmos. Complexidade de algoritmos. Algoritmos gulosos. Divisão e conquista. Programação dinâmica.

 

ALGORITMO EM GRAFOS - 3 créditos

Conceitos básicos de teoria dos grafos. Técnicas de algoritmos. Busca em grafos e dígrafos: profundidade, largura e largura lexicográfica. Caminhos. Árvores geradoras. Planaridade. Aplicações.

 

APRENDIZADO DE MÁQUINA - 3 créditos

Introdução ao aprendizado de Máquina; Regressão Linear; regressão Logística; Redes Neurais; Cadeias de Markov Escondida; Aprendizado baseado em Transformações; Máquinas de suporte vetorial; Métodos de Comitê-Boosting; Detecção de anomalias; Sistemas de recomendação.

 

CIÊNCIAS DE DADOS - 3 créditos

Ciência de Dados e Big Data: Contextualização e Fundamentos. Gestão de Dados (Noções Básicas e Abordagens NoSQL). Introdução à Inteligência Artificial (Representação de Conhecimento, Raciocínio, Incerteza, Busca e Aprendizado de Máquina). Mineração de Dados: Pré-Processamento, Tarefas (Associação, Classificação e Clusterização), Algoritmos e Ferramentas. Mineração de Dados Textuais: Tarefas (Extração de Informações e Reconhecimento de Entidades Nomeadas) e Algoritmos. Mineração de Grafos: Representações Computacionais e Tarefas (Predição de Ligações e Detecção de Comunidades). Mineração de Dados Paralela e Distribuída: Fundamentos, Algoritmos e Ambientes Computacionais (Hadoop). Projetos e Aplicações.

 

CRIPTOLOGIA - 3 créditos

Introdução. Segurança de sistemas: segurança física e lógica, as ameaças. Segurança de sistemas: as técnicas de proteção. Segurança de sistemas: planejamento e administração. Padrões nacionais e internacionais. Histórico: o desenvolvimento da criptologia ao longo da história: dos romanos aos "scholars" americanos. Fundamentos: terminologia; os problemas de segredo e da autenticidade. Protocolos criptográficos: blocos de construção, protocolos básicos. Sistemas criptográficos clássicos: sistemas de substituição e transposição, criptografia e criptoanálise. Difusão e confusão. O DES e suas versões. Sistemas de chave pública e suas aplicações. Criptografia e a segurança de redes de computadores: proteção da informação, gerenciamento de chaves, transferência eletrônica de fundos. A segurança na Internet. Aplicações civis e militares: perspectivas. Apresentação da Bibliografia.

 

DEFESA CIBERNÉTICA - 3 créditos

Conceitos de Segurança Cibernética, contexto mundial x nacional, os problemas de segurança e suas causas, Tipos de atacantes, ataques e defesa (varredura de rede, força bruta, craquers de senha, sniffers, DDoS, falhas de programação, roteamento, dns,smurf, Syn flood, spoofing, trojan horse, backdoors, source injections), Anatomia do ataque, Honeypots, DDoS (Introdução, métodos de ataques, métodos de defesa,, soluções Integradas), Botnets (definição, ciclo de vida Botnet, classificação das botnet, técnicas de detecção, técnicas de defesa), Análise de malwares.

 

ENGENHARIA DE SOFTWARE - 3 créditos

Aplicação dos princípios da engenharia na produção de software para melhoria da qualidade do processo. Análise das principais metodologias (estruturada, orientada a objetos, etc.), processos de desenvolvimento (tradicional, espiral, prototipada, etc.) e métricas utilizadas no desenvolvimento de sistemas de software. Desenvolvimento e evolução de um sistema de software.

 

ROBÓTICA - 3 créditos

Conceitos básicos: manipuladores, robôs móveis, robôs coopérativos; Transformações homogêneas, cinemática para manipuladores; Transformações diferenciais, jacobiano; Método de Newton-Euler, formulação de lagrange-Euler; Planejamento de trajetória para manipuladores; Servomecanismos de controle de posição; Sensores para robótica; Aplicações de redes neurais artificiais e lógica fuzzy.

 

SISTEMAS DE BANCO DE DADOS - 3 créditos

Conceitos básicos: manipuladores, robôs móveis, robôs coopérativos; Transformações homogêneas, cinemática para manipuladores; Transformações diferenciais, jacobiano; Método de Newton-Euler, formulação de lagrange-Euler; Planejamento de trajetória para manipuladores; Servomecanismos de controle de posição; Sensores para robótica; Aplicações de redes neurais artificiais e lógica fuzzy.

 

LÓGICA E COMPLEXIDADE - 3 créditos

Maquinas de Turing e suas variações. Resultados de teoria dos modelos (Teorema da Compacidade, Teorema de Löwenheim–Skolem). Complexidade de algoritmos / Classes de complexidade. Teorema de Cook. Mostrar que o problema SAT para o cálculo proposicional é NP-Completo. Como corolário o problema TAUT para o cálculo proposicional é coNP-Completo. Teorema de Fagin. Lógica de Segunda ordem existencial e classe NP. Mostrar que o problema QSAT para QBF é PSPACE-Completo. Introduzir o conceito de Maquina de Turing Alternada (ATM - Alternating Turing Machine. Definir a classe de complexidade AP e mostrar que AP=PSPACE. Introduzir a hierarquia polinomial e mostrar a relação com QSAT_i. Introduzir ATM com k alternâncias e Mostrar a relação com o hierarquia polinomial e com QSAT_i.

 

PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE E SISTEMAS OPERACIONAIS - 3 créditos

Programação Concorrente com Processos e Variáveis Compartilhadas. Processos, Escalonamento, Gerência de Memória, Armazenamento Secundário, E /S, Comunicação entre Processos (IPC) e Sincronização. Condição de Corrida. Região Crítica, Locks, Barreiras, Semáforos e Monitores. Starvtion e Deadlock. Estudo de Casos: Memória Compartilhada, Pthreads, Threads em Java. Programação Distribuída e Paralela com Processos, Passagem de Mensagem, MPI, RPC, Java RMI e Rendezvous; Memória Compartilhada Distribuída (Software DSM), HJLRC; Modelos de Interação de Processos; Análise de Desempenho, Métricas de Desempenho, Escalabilidade.

 

SISTEMAS MULTIMÍDIA - 3 créditos

Representação de Informação Multimídia; Digitalização; Mídias Texto, Imagem, Áudio e Vídeo; Compressão; Padrões de Compressão: JPEG, JPEG2000, MPEG1, MPEG2, MPEG4, MPEG7, MPEG21, H261, H263, H263+, H263++, H263L, G72x; Comunicação Multimídia; Protocolos de Rede: TCP/IP, IPv6, FDDI, DQDB, ATM; Redes Locais: Token Ring, Fast Ethernet, Gigabit Ethernet; Redes Sem Fio, Bluetooth; Sincronismo de Mídias; SMIL; Qualidade de Serviço; Tópicos Avançados: Criptografia, Watermarking; Realidade Virtual, VRML; Serviços Multimídia: Vídeo Sob Demanda, Vídeoconferência; Sistemas Multimídia Avançados: Ambientes Virtuais Colaborativos; Apresentação da bibliografia.

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