Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Critérios de Seleção
Início do conteúdo da página

mestradoquimica

Critérios de Seleção

Civis e Militares da Reserva

O processo de seleção para os candidatos ao mestrado no programa de PG em química do IME será conduzido por banca examinadora constituída pelo Coordenador mais dois docentes do programa e se desenvolverá em três etapas:

1) análise curricular (etapa classificatória),
2) entrevista (etapa classificatória) e
3) prova escrita (etapa eliminatória).

A cada uma dessas etapas será atribuída uma nota entre 0 e 5 e a nota final será a média ponderada desses valores, com atribuição dos seguintes pesos: análise curricular: peso 1, entrevista: peso 1, prova escrita: peso 2. Caso o candidato obtenha nota inferior a 2,5 na prova escrita, será automaticamente eliminado do processo. A prova escrita será constituída por questões de química geral, físico-química e química orgânica considerando o conteúdo regular de um curso de bacharelado em química.


Militares da Ativa

O processo de seleção dos candidatos oficiais do QEM da ativa; oficiais da ativa de carreira das Armas, Quadro de Material Bélico, Quadro Complementar de Oficiais, Serviço de Intendência e do Quadro de Saúde, em áreas específicas, a critério do EME; e oficiais das Forças Auxiliares Brasileiras é de responsabilidade do DCT e compreenderá o exame médico, uma seleção acadêmica, a cargo do IME, e uma seleção administrativa, a cargo do DCT, todos de caráter eliminatório.

Os requerimentos de inscrição dos candidatos militares deverão ser encaminhados, via escalão de comando, ao DCT onde serão analisados segundo os aspectos relativos à movimentação, tempo na Unidade/Guarnição, parecer do Comandante, Chefe ou Diretor e interesse do Exército. Os requerimentos deferidos serão remetidos ao IME para inscrição e seleção acadêmica.

Fim do conteúdo da página